O governo federal deve autorizar um novo fechamento do espaço aéreo em território Yanomami nas próximas semanas. Uma reunião entre os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro, acontecerá na próxima quarta-feira (22) para discutir as ações diante da crise humanitária envolvendo os indígenas.
De acordo com Dino, o governo federal avalia junto da Polícia Federal e da Força Nacional que a medida deve ser antecipada para agilizar a saída de um pequeno número de garimpeiros que permanecem no local.
Flávio Dino ainda pontua que o governo está efetuando a inutilização de equipamentos, balsas, aeronaves e embarcações, além de apreensão de combustíveis e máquinas.
O ministro também ressalta que o recadastramento de armas de colecionadores, atiradores e caçadores ocorrerá até o fim de março. Quem não fizer isso, acabará cometendo crime, já que a arma deixará de ser legal.
A afirmação ocorreu em coletiva, nesta quinta-feira (16), ao comentar sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que confirmou a constitucionalidade do decreto presidencial sobre controle de armas.
Sobre os atos criminosos do dia 8 de janeiro, Dino destacou que há neste momento 85 inquéritos policiais na PF, sendo 7 no Distrito Federal e 78 em outros estados. 36 prisões preventivas foram autorizadas, sendo 24 cumpridas até agora.
Já buscas e apreensões, são 58 autorizadas pelo STF, das quais 54 já foram cumpridas pela polícia. Não há prazo para encerramento das investigações.