A Copa do Mundo de 2026 terá um novo formato, confirmou a Fifa nesta terça-feira (14). Pela primeira na história, o torneio será disputado por 48 seleções. A fase de mata-mata contará com 32 times, mesmo número da disputa atual.
As definições saíram do Conselho da Fifa, reunido em Ruanda. A partir de 2026, haverá 12 grupos com quatro integrantes cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí: mata-mata até a final.
Com a mudança, os times que chegarem até a semifinal do Mundial farão oito jogos, em vez dos históricos sete; os rivais da decisão e os que disputarão o terceiro lugar.
Ruanda também será sede do Congresso da entidade máxima do futebol, na próxima quinta-feira (16), quando o presidente Gianni Infantino deverá ser reeleito para um novo mantado, até 2027.
México, Canadá e Estados Unidos sediarão os embates da competição que tem a Argentina como atual campeão. Serão 104 jogos para todos se divertirem e 56 dias da preparação até a final.