O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está nos Estados Unidos onde vai fazer uma visita oficial, atendendo a um convite do presidente Joe Biden. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o encontro tem caráter político, e a reunião entre os dois líderes ocorrerá na tarde da sexta-feira (10), na Casa Branca.
A ideia é dar um novo impulso às relações entre o Brasil e os Estados Unidos, tendo por base a defesa das instituições democráticas, o combate ao discurso de ódio e à desinformação, a promoção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima.
Também estarão na pauta os temas de comércio e investimentos, inclusive integração das cadeias produtivas, transição energética, redução da fome e da pobreza e segurança alimentar.
Ainda segundo a programação, Lula e Biden vão conversar sobre as principais questões da agenda internacional, como paz e segurança, além de questões do chamado G-20.
A reunião será o ponto de partida para dinamizar e atualizar os mecanismos de diálogo e cooperação bilaterais e para intensificar os encontros entre lideranças dos dois países, com vistas a obter resultados concretos em benefício das duas sociedades. No ano que vem, Brasil e Estados Unidos vão celebrar 200 anos de relacionamento diplomático, e esse bicentenário fornecerá uma moldura para o novo momento da relação entre as nações.
Hoje, mais de 2 milhões de brasileiros moram nos Estados Unidos, sendo essa a maior comunidade de brasileiros no mundo. Além disso, os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, tendo registrado, no ano passado, um intercâmbio total de cerca de 89 bilhões de dólares, valor inédito na série histórica.
Atualmente, ocupam o primeiro lugar como destino das exportações brasileiras de manufaturados e semimanufaturados, e também são o país com o maior estoque de investimentos no Brasil, os valores estão estimados em 123 bilhões de dólares.