A CPTM prevê que a circulação das linhas 12-Safira e do Expresso Aeroporto, serviço sem paradas entre a estação da Luz e o terminal de Guarulhos, seja normalizada na terça-feira (06). O serviço está interrompido e prejudicado desde o sábado (03), quando um trem de carga descarrilou no trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé.
Esta segunda-feira (05) foi mais um dia de ônibus lotados e aglomeração para os passageiros.
Trabalhos de manutenção são realizados na via e devem ser concluídos ao longo do dia. As causas do acidente com o trem de carga da MRS ainda são apuradas.
O incidente no sábado de madrugada afetou ainda a circulação da linha 11-Coral, que voltou a operar nesta segunda-feira (05), às 4h, mas com velocidade reduzida no trecho do Tatuapé.
A carga que tinha caído nos trilhos foi retirada e as composições envolvidas já saíram do trecho, mas houve dilatação dos batentes e é preciso recompor o trecho com problemas.
Ônibus do sistema Paese foram alocados para atender aos passageiros da linha 12-Safira, mas os 80 coletivos não dão conto da demanda e longas filas e aglomerações foram registradas no início da manhã.
Enquanto as composições de trem atendem até duas mil pessoas por viagem, os coletivos são limitados em 100 vagas.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos vem recomendando o uso da linha 3-Vermelha do Metrô para quem precisar se deslocar para a Zona Leste de São Paulo. O serviço começou a operar mais cedo nesta segunda-feira, às 4h, no horário dos trens.
A interligação entre trens e metrô foi liberada para tentar amenizar os percalços aos passageiros.