O prêmio Nobel de Literatura de 2021 é anunciado para o romancista Abdulrazak Gurnah, de 73 anos. O autor tanzaniano é radicado no Reino Unido e escreve em inglês. O africano não estava entre as apostas do prêmio anunciado nesta quinta-feira (7).
A Academia Sueca destacou que o romancista tem uma obra que retrata os “efeitos do colonialismo e o destino dos refugiados no abismo entre as culturas”.
Abdulrazak Gurnah é professor aposentado de Inglês e Literaturas pós-coloniais na Universidade de Kent, no Reino Unido, e publicou dez livros e diferentes contos até ser laureado com o Nobel. A Academia Sueca destacou que as memórias do exílio nas obras disponíveis são um diferencial nas obras publicadas pelo autor.
O autor é o primeiro não europeu ou americano reconhecido com o Nobel de Literatura desde 2012, cumprindo uma promessa de maior abrangência geográfica e diversidade entre os premiados pela Academia Sueca.
Gurnah vai receber 10 milhões de coroas suecas (equivalente a 6 milhões de reais) pelo prêmio.
Entre os livros de destaque estão: Paradise, de 1994, e By the Sea, de 2001. Os livros não estão disponíveis traduzidos para o português.
Nesta sexta-feira (8), a Academia Sueca anuncia o Nobel da Paz.