No discurso de posse, Barroso defende a pluralidade dentro do meio jurídico

Com mandato até a reta final de 2025, o ministro é agora o novo presidente do Supremo Tribunal Federal

BandNews FM

Ministro Luis Roberto Barroso toma posse como presidente do STF
Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Luis Roberto Barroso foi empossado nesta quinta-feira (28), em cerimônia na suprema corte, e recebeu o cargo da agora ex-presidente Rosa Weber, que se aposentará na próxima segunda-feira (2), por chegar a idade limite para o cargo, 75 anos.  

O decano Gilmar Mendes fez o discurso em nome da corte para o novo presidente, e nas declarações, ignorou rusgas do passado com Barroso, e ressaltou que o STF sobreviveu, após os últimos anos de ataque e de tentativas de golpe de estado.  

O primeiro ato de Barroso na presidência foi empossar Edson Fachin como vice-presidente do STF.

Barroso e Fachin também foram empossados respectivamente, como presidente e vice-presidente do Conselho Nacional de Justiça.  

No discurso de posse, o novo presidente defendeu a pluralidade dentro do meio jurídico, com mais magistrados negros, pardos e mulheres; e também falou de transformar o cotidiano do STF em algo mais acessível para a população. 

A posse de Barroso também foi marcada por momentos de afeto, como os abraços na ministra Rosa Weber e no Ministro Gilmar Mendes.  

A cantora Maria Bethânia foi convidada pelo novo presidente da corte para cantar o Hino Nacional no início da cerimônia. 

Ela também cantou uma música de Chico Buarque, chamada "Teu Sentimento", em homenagem a esposa de Barroso, Tereza Cristina Van Brussel, que faleceu em janeiro deste ano. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.