Nível do Guaíba fica abaixo de 5 metros pela 1ª vez desde o último sábado

Cota atual do rio é de 4,95 m, contra 5,03m da medição anterior; várias partes de Porto Alegre seguem com inundações

Juan Romero, com redação

O Rio Guaíba ficou abaixo de 5m pela primeira vez desde o último sábado
Gustavo Garbino/Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação

O lago Guaíba, que margeia Porto Alegre, ficou abaixo de cinco metros nesta quinta-feira (9) pela primeira vez desde o último sábado (4). Na medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) feita no Cais Mauá, a cota atual do rio é de 4,95 m, contra 5,03m da medição anterior.

Apesar da melhora, o Guaíba ainda está muito acima da cota de inundação, que é de três metros. Ainda há diversas ruas inundadas na Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Neste cenário, a prefeitura e empresas de transporte coletivo da cidade oferecem transporte gratuito de regiões afetadas pelas cheias para abrigos ou pontos de referência para encontro com amigos ou parentes - informações sobre este serviço podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99169-3038.

No dia anterior, a capital gaúcha havia registrado chuva e ventos fortes. Houve, inclusive, a suspensão dos resgates em determinados momentos pelo mau tempo, mas as buscas já foram retomadas.

Previsão de mais chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (9). A expectativa é de que se prolongue até o domingo (12) com maior intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina. A área de maior concentração do volume de água será na metade do norte do estado, com atenção especial para o litoral norte. Em algumas regiões, a expectativa é de um volume de precipitação de até 330 milímetros.

Algumas regiões podem registrar 7°C nesta quinta-feira (9), com sensação térmica próxima de 0°C, caso ocorra geada. 

Números das chuvas no RS

Na atualização da tarde desta quinta (9), o número de mortos nas enchentes causadas pelos temporais no Rio Grande do Sul subiu para 107, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (9), às 9h, pela Defesa Civil do estado. Outras 374 pessoas ficaram feridas e 136 estão desaparecidas.

São 428 municípios afetados, 67.563 pessoas em abrigos e 165.112 desalojadas. Um óbito segue em investigação. No total, 1.482.006 pessoas foram afetadas pela tragédia. 

Saiba como doar para a campanha Band Abraça Rio Grande do Sul

Para contribuir com as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo email: doacoescufars@gmail.com 

Ou pelas contas: 

Bradesco – 237

  • Agência: 0087
  • C/C: 3582-3

Itaú – 341

  • Agência: 0402
  • C/C: 17369-4

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.