A Prefeitura de Niterói começou a liberar nesta quarta-feira (11) a aplicação da segunda dose da Pfizer em pessoas que tiveram efeito adverso com a primeira dose da AstraZeneca. Para realizar a aplicação é necessário aguardar o período indicado no cartão de vacinação e assinar um termo de consentimento que comprove ter tido efeitos adversos ao imunizante de Oxford.
O documento está disponível no site da prefeitura e nos pontos de vacinação.
O município já utilizava o esquema de combinação de vacinas em gestantes que haviam sido imunizadas com a AstraZeneca e precisavam completar o ciclo de imunização, já que a comunidade cientista não recomenda a aplicação do produto britânico em grávidas.
O município justifica que a medida é vista de forma positiva em países europeus, que defendem a combinação para aqueles que receberam primeira dose de AstraZeneca. Ainda de acordo com a Prefeitura de Niterói, a Organização Mundial de Saúde recomenda a intercambialidade da AstraZeneca para a Pfizer aos locais com comprometimento do fornecimento da vacina, a fim de evitar atraso na campanha de vacinação.
O Rio de Janeiro sofre com a demora de repasse dos imunizantes que são repassados pelo Ministério da Saúde, ação que resultou na paralização da imunização na capital fluminense nesta quarta-feira (11).
A aplicação de vacinas em Niterói abrange pessoas com 23 anos ou mais nesta quinta-feira (12) e pessoas com 22 anos ou mais nesta sexta (13) e neste sábado (14).