Nicarágua expulsa embaixador brasileiro do país, diz imprensa local

O ditador Daniel Ortega teria ficado ressentido com a ausência do diplomata em um evento oficial

BandNews FM

Nicarágua expulsa embaixador brasileiro do país, diz imprensa local
Edilson Rodrigues/Agência Senado

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador brasileiro no país, Breno de Souza Brasil Dias da Costa, segundo informações da imprensa local.

A decisão se deu logo após o diplomata brasileiro não comparecer ao evento que comemorou os 45 anos da Revolução Sandinista, marco histórico no país, em 19 de julho. O regime de Daniel Ortega deu ao representante brasileiro 15 dias para sair do país.

Se a expulsão for confirmada, o comunicado formal deve ocorrer nesta quinta-feira (8), quando o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, se encontra com o presidente Lula para falar sobre o tema.

Lula e Daniel Ortega tem uma relação de longa data mas, recentemente, o brasileiro passou a criticar o nicaraguense por suas medidas autoritárias. Em entrevistas, o chefe do executivo brasileiro chegou a dizer que Ortega não atendia a seus telefonemas. O Papa Francisco pediu para o petista interceder na prisão do bispo de Matagalpa, monsenhor Rolando Álvarez, condenado a 26 anos de prisão por crimes de "traição contra o país". Desde janeiro deste ano, o religioso está exilado em Roma (Itália).

"Falei com o Papa e ele me pediu para falar com Ortega sobre um bispo que estava preso", disse Lula. "Ortega não atendeu o telefone e não quis falar comigo. Então, nunca mais falei com ele", completou Lula.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.