BandNews FM

“Necessário manter vacinação atualizada”, diz Prefeitura de São Paulo

Em entrevista à BandNews FM, coordenador da Vigilância em Saúde do município, Luiz Artur Caldeira, explicou como vai funcionar vacina bivalente para maiores de 70 anos

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Agência Brasil

O estado de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (27), a aplicação da vacina bivalente da Pfizer, disponibilizadas em 470 UBS na capital, contra a Covid-19. O coordenador de vigilância em Saúde de São Paulo, Luiz Artur Caldeira, deu entrevista à BandNews FM e afirmou que essa imunização oferece uma proteção mais prolongada contra a doença.

O uso emergencial da vacina bivalente foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro do ano passado. O Ministério da Saúde dividiu os grupos prioritários em cinco fases e a aplicação será escalonada conforme o envio das doses.

Ele destacou os principais requisitos para tomar a dose da vacina bivalente: nessa fase, os grupos prioritários para receber a aplicação são idosos acima de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (como asilos ou abrigos) a partir de 12 anos, em comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas ou os imunocomprometidos.

“A vacina bivalente está sendo indicada pelo Ministério da Saúde para toda a população acima de 70 anos de idade que já tenham se vacinado com a última dose de reforço a menos a 4 meses”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo na entrevista.

Caldeira ressaltou também o porquê do nome da vacina. O reforço é chamado de bivalente por proteger o organismo da cepa original do coronavírus e também contra as subvariantes da ômicron.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.