BandNews FM

“Necessário manter vacinação atualizada”, diz Prefeitura de São Paulo

Em entrevista à BandNews FM, coordenador da Vigilância em Saúde do município, Luiz Artur Caldeira, explicou como vai funcionar vacina bivalente para maiores de 70 anos

BandNews FM

“Necessário manter vacinação atualizada”, diz Prefeitura de São Paulo
Agência Brasil

O estado de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (27), a aplicação da vacina bivalente da Pfizer, disponibilizadas em 470 UBS na capital, contra a Covid-19. O coordenador de vigilância em Saúde de São Paulo, Luiz Artur Caldeira, deu entrevista à BandNews FM e afirmou que essa imunização oferece uma proteção mais prolongada contra a doença.

O uso emergencial da vacina bivalente foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro do ano passado. O Ministério da Saúde dividiu os grupos prioritários em cinco fases e a aplicação será escalonada conforme o envio das doses.

Ele destacou os principais requisitos para tomar a dose da vacina bivalente: nessa fase, os grupos prioritários para receber a aplicação são idosos acima de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (como asilos ou abrigos) a partir de 12 anos, em comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas ou os imunocomprometidos.

“A vacina bivalente está sendo indicada pelo Ministério da Saúde para toda a população acima de 70 anos de idade que já tenham se vacinado com a última dose de reforço a menos a 4 meses”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo na entrevista.

Caldeira ressaltou também o porquê do nome da vacina. O reforço é chamado de bivalente por proteger o organismo da cepa original do coronavírus e também contra as subvariantes da ômicron.