Nasa cancela lançamento de foguete que pretende ir à Lua

Problema em sistema de refrigeração adiou a missão

BandNews FM

A nave será lançada sem astronautas e parte para uma missão de teste.
Foto: Reuters

A Nasa adiou o lançamento da missão Artemis I, que pretende levar um astronauta americano de volta à Lua. O foguete iniciaria uma viagem de teste nesta segunda-feira (29), mas a teve a decolagem abortada por problemas técnicos.

Em uma rede social, a agência espacial americana afirmou que um problema com o hidrogênio líquido – que auxilia na refrigeração do propulsor - no motor três do foguete precisa ser reanalisado pelos engenheiros da missão.

Após cerca de meia hora de espera, a Nasa cancelou o lançamento e ainda não divulgou uma nova para o envio do foguete ao espaço.

O lançamento aconteceria de uma base na Florida e existe uma janela de oportunidade para o lançamento ocorrer na próxima sexta-feira (02) ou segunda-feira (05).

O foguete é considerado o mais poderoso já projetado pela agência espacial americana. Bill Nelson, diretor da Nasa, afirmou que os responsáveis pela missão trabalham contra o tempo para que tudo esteja pronto para o lançamento.

A nave será lançada sem astronautas e parte para uma missão de teste que deve avaliar a segurança e robustez da estrutura para encarar futuras viagens ao espaço. A intenção da Nasa é lançar missões tribuladas à lua em 2025. A ideia é que uma mulher e uma pessoa negra sejam embarcados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.