A Nasa anunciou, neste sábado (24), que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão desde junho na Estação Espacial Internacional (ISS) na cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, só retornarão para a terra em fevereiro de 2025.
A missão de resgate contará com o auxílio da espaçonave da SpaceX. A cápsula subirá ao espaço em setembro deste ano com apenas dois tripulantes, como parte da missão Crew-9.
A Starliner voltará para a terra sem os astronautas e com o piloto automático ativado, de acordo com Bill Nelson, chefe da Nasa.
Ele também mencionou que a demora para a missão é devido ao foco na segurança, para que não ocorra novos acidentes, citando os ônibus espaciais Challenger (1986) e Columbia (2003).
A cápsula que levou os astronautas ao espaço foi lançada para cumprir sua primeira missão tripulada. A nave partiu de Cabo Canaveral, na Flórida, no topo de um foguete da United Launch Alliance (ULA), a joint venture entre Boeing e Lockheed Martin.
O Boeing ficou preso na estação espacial após ter apresentado problemas técnicos nos propulsores quando acoplou na ISS. O retorno já tinha sido adiado três vezes.