Nasa: astronautas presos na Estação Espacial Internacional só voltarão em fevereiro de 2025

Data escolhida segue protocolos de segurança para evitar riscos com os problemas técnicos apresentados nos propulsores do Boeing

Rádio BandNews FM

Astronautas deveriam ter retornado à Terra em junho
Reprodução/X/@Commercial_Crew

A Nasa anunciou, neste sábado (24), que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão desde junho na Estação Espacial Internacional (ISS) na cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, só retornarão para a terra em fevereiro de 2025.

A missão de resgate contará com o auxílio da espaçonave da SpaceX. A cápsula subirá ao espaço em setembro deste ano com apenas dois tripulantes, como parte da missão Crew-9.

A Starliner voltará para a terra sem os astronautas e com o piloto automático ativado, de acordo com Bill Nelson, chefe da Nasa.

Ele também mencionou que a demora para a missão é devido ao foco na segurança, para que não ocorra novos acidentes, citando os ônibus espaciais Challenger (1986) e Columbia (2003).

A cápsula que levou os astronautas ao espaço foi lançada para cumprir sua primeira missão tripulada. A nave partiu de Cabo Canaveral, na Flórida, no topo de um foguete da United Launch Alliance (ULA), a joint venture entre Boeing e Lockheed Martin.

O Boeing ficou preso na estação espacial após ter apresentado problemas técnicos nos propulsores quando acoplou na ISS. O retorno já tinha sido adiado três vezes.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.