A Nasa adiou pela segunda vez consecutiva, neste sábado, o lançamento da missão Artemis I, que pretende dar uma volta ao redor da Lua em preparação para uma viagem tripulada ao satélite natural da terra.
Um vazamento de hidrogênio líquido apareceu de última hora e impediu o voo do foguete que levaria a capsula Orion ao Espaço.
O adiamento foi sugerido pelos próprios engenheiros envolvidos na preparação do lançamento, visto como um dos mais ambiciosos projetos da agência espacial americana desde a aposentadoria dos ônibus espaciais.
Desde 2012, a Nasa precisa recorrer aos russos ou empresas privadas para levar astronautas ao Espaço.
A intenção com a missão Artemis é conseguir restabelecer uma forma segura de viajar até a Lua e de lá expandir as chances de se chegar até marte. A cápsula Orion tem o plano de pousar no satélite natural da terra até 2025 com a primeira mulher e com uma pessoa negra a bordo, ambos os feitos pela primeira vez.
O adiamento atual ocorre após um outro atraso no lançamento, previsto incialmente para segunda-feira (29). Agora, a Nasa terá um novo intervalo de oportunidade para o lançamento na próxima segunda, dia 5 de setembro, mas não há informações ou indicativos de que a agência tente pela terceira vez a operação já agora.
O atraso em missões espaciais, ainda mais as viagens de testes, são comuns, segundo o diretor da Nasa, Bill Nelson. Ele mesmo teve viagens espaciais adiantas em quatro oportunidades para que a segurança do lançamento fosse garantida.