Na reta final, Lula viaja para o Nordeste e Bolsonaro investe em Minas Gerais

Datafolha estável faz candidatos reforçarem agendas a dois dias do pleito; petista quer garantir comparecimento nas urnas e candidato à reeleição precisa evitar “voto útil”

Rádio BandNews FM

Na reta final, Lula viaja para o Nordeste e Bolsonaro investe em Minas Gerais Foto: Agência Brasil
Na reta final, Lula viaja para o Nordeste e Bolsonaro investe em Minas Gerais
Foto: Agência Brasil

A dois dias do primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, vão às ruas e buscam votos até o último minuto da campanha presidencial. Os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais tentam atrair os votos dos indecisos na etapa final do pleito. Nesta sexta-feira (30), o petista passa por três estados e cumpre as últimas agendas no Nordeste, região em que melhor pontua. Já o atual presidente e candidato à reeleição faz comícios no Sudeste.

Lula cumpre agenda no Rio de Janeiro, na Bahia e vai ainda ao Ceará. Este é o dia mais movimentado da campanha. Coincidência ou não, o petista busca reforçar a importância do voto e reduzir a chance de uma alta abstenção. O comparecimento é uma preocupação da campanha do ex-presidente, que se preocupa com a maior taxa de abstenção entre os mais pobres, faixa de renda mais favorável ao líder das pesquisas.

O roteiro de Lula também levou em conta a campanha de candidatos ao governo. O PT tenta manter o comando da Bahia e pretende voltar ao poder no Ceará depois de romper o apoio de anos com o PDT no estado. Jerônimo Rodrigues e Eleanor Freitas concorrem nos respectivos estados nordestinos e contam com o apoio final do ex-presidente para a etapa final da campanha. A previsão é que Lula faça caminhadas em Salvador e Fortaleza entre o fim da manhã e o início da noite.

Antes, ele participa de um café da manhã com o deputado federal Marcelo Freixo, do PSB, candidato ao Governo do Rio. Lula dormiu na capital fluminense após participar do debate da TV Globo na noite de quinta-feira (29).

O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, segue para o sul de Minas Gerais e promete uma motociata na cidade de Poços de Caldas. No sábado (1), o político do PL pretende ir a Joinville, maior cidade de Santa Catarina, e à capital paulista. O candidato busca votos extras para impedir uma vitória do principal adversário em primeiro turno.

O presidente pretendia ainda realizar uma motociata em Brasília, mas desmarcou o ato de campanha e deve ir aí Rio de Janeiro para votar e espera os resultados das urnas na capital federal.

Ciro Gomes, do PDT, tem na agenda um comício em Sobral, cidade natal da família no Ceará. O estado deu vitória ao candidato nas duas últimas eleições que disputou, mas agora aparece em terceiro lugar no estado em que nasceu. Nos últimos dias, prefeitos cearenses aliados dos Ferreira Gomes anunciaram o desembarque da campanha, o que irritou Ciro.

Já a emedebista Simone Tebet participa de uma missa de ações de graças na capital paulista. A candidato quer garantir presença no Sudeste para se fazer conhecida e conseguir aumentar as intenções de voto. Atualmente com 5% nas sondagens eleitorais, a senadora por Mato Grosso do Sul pode terminar o pleito como a mais bem votada postulante ao Planalto pelo MDB.

Entre aliados, é esperado que Tebet ultrapasse Ciro Gomes, que vem caindo nas intenções de votos. Assim, ela se fortaleceria e sairia da disputa como uma nome expressivo para as próximas eleições.