O Museu do Futebol será reaberto no dia 12 deste mês. O espaço, que fica sob as arquibancadas do Mercado Livre Arena Pacaembu, estava fechado desde novembro do ano passado para reformas.
Uma das novidades do Museu, inaugurado em 2008, é a sala 'Almanaque da Bola', que foca em temas como racismo, inclusão e diversidade no esporte. O local é decorado com ilustrações representativas de homens e mulheres de diversos tons de pele.
A instituição também abriu espaço para o futebol feminino, onde as pioneiras da modalidade são homenageadas. Uma das atrações é a projeção da Rainha Marta, que fará parte da exposição principal.
As obras de renovação incluíram novos recursos de acessibilidade para os visitantes, com mapas, maquetes táteis e a ampliação do conteúdo em Libras.
Para a reinauguração - nos dias 12, 13 e 14 de julho - a entrada será gratuita com retirada de ingressos na bilheteria presencial.
Nos demais dias, as entradas custam a partir de R$ 12. Crianças de até 7 anos não pagam e nas terças-feiras, a gratuidade se estende para todos os públicos.
O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu e funciona de terça a domingo - das 09h às 17h.
*Sob supervisão de Ivan Brandão