Mônica Bergamo: Múcio indica a Lula possível saída da Defesa; Alckmin é cotado

Com reforma ministerial nos planos do presidente, é esperado que o chefe da pasta da Defesa chame Lula para conversar e definir sua transição; nome do vice-presidente ganha força para substituí-lo

A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quinta-feira (19) que a passagem de José Múcio pelo comando do Ministério da Defesa pode estar com os dias contados. Segundo interlocutores, o político teria sinalizado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seu desejo de deixar o cargo.

A jornalista relatou que é esperado que Múcio e Lula se reúnam para conversar e definir a sua permanência no governo. Fontes próximas ao ministro relataram que ambos - Múcio e Lula - gozam de uma amizade inabalável, mas que o chefe da Defesa entende que já cumpriu sua missão à frente da pasta.

No entendimento de Múcio, o aceite para comandar a pasta ligada aos militares após a transição do governo de Jair Bolsonaro (PL), a tentativa de golpe de Estado em 8 de Janeiro e a rotina massacrante já mostraram sua lealdade ao presidente.

Ainda assim, sua saída não será tarefa fácil já que o atual ministro da Defesa mantém excelentes relações com o Alto Comando das Forças Armadas - alguns investigados e com problemas na Justiça.

Como possível substituto de Múcio, um dos nomes cotados pelo presidente Lula é o de Geraldo Alckmin (PSB), atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Para o petista, Alckmin tem serenidade, experiência e autoridade necessária para manter um bom relacionamento com as Forças, além de ter a plena confiança de Lula.

Caso fosse para a pasta da Defesa, o atual ministério de Alckmin poderia abrigar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), postulante a novo ministro na iminente reforma ministerial que Lula deverá promover nas próximas semanas.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.