MPF recomenda que Ministério da Saúde vacine bebês e crianças contra a Covid-19

Atualmente vacinação está restrita para menores de 3 anos com comorbidades

BandNews FM

Pouco mais de 182 milhões de pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no Brasil. Foto: Agência Brasil
Pouco mais de 182 milhões de pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no Brasil.
Foto: Agência Brasil

O Ministério Público Federal pediu ao Ministério da Saúde que a pasta compre vacinas para imunizar as crianças com idade a partir de 6 meses. Até o momento, a vacinação é indicada apenas para menores de 3 anos com comorbidades. O MPF deu 20 dias para que a pasta adquira as doses necessárias para a imunização desta faixa etária. 

 O Brasil tem duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças com essa idade: Coronavac e Pfizer. A primeira teve aval do órgão em julho, já a segunda, em setembro. De acordo com a Fiocruz, o grupo formado por crianças de até 4 anos é o público mais vulnerável entre pessoas com até 60 anos de idade.

Para o MPF, o atraso ou insuficiência no fornecimento das doses expõe as crianças a risco de morte ou sequelas graves. Nas últimas semanas os casos de Covid-19 dispararam no Brasil, com alta de 200%. 

O órgão público deu, além dos 20 dias, o prazo de 5 dias para o Ministério da Saúde apresentar uma diretriz com as medidas para disponibilizar a quantidade necessária de doses.

Atualmente, pouco mais de 182 milhões de pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no Brasil.