O Ministério Público do Paraná realizou nesta quinta-feira (1) uma operação na casa do prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, para investigar indícios de crimes contra a administração pública. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
Em abril deste ano, o MP-PR alegou estar apurando um possível caso de nepotismo na prefeitura, quando políticos usam a posição de poder para nomear ou contratar parentes.
Hissam nomeou a própria sogra para o cargo de secretária municipal. A nomeação ocorreu logo após o casamento dele com a filha da mulher, uma adolescente de apenas 16 anos.
Promotorias de atuam na área de Infância e Juventude e da Proteção ao Patrimônio Público também estão envolvidas na investigação.
Essa ação segue em segredo de Justiça em “razão da natureza dos delitos investigados”. Segundo o MP, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Araucária e Curitiba.
A operação Scambio tem outros alvos além de Hissam, no entanto, o MP não divulgou os nomes e nem detalhou quantos seriam.