A Organização Mundial de Saúde estima que o número de mortes por Covid-19 no mundo é quase três vezes maior do que o balanço oficial. Os dados até o momento registram 5,4 milhões de vidas perdidas, mas o cálculo da OMS, divulgado nesta quinta (5), está em 14,9 milhões (com uma margem de erro que coloca o número entre 13,3 e 16,6 milhões).
Os relatórios analisados pelo estudo incluem tanto mortes causadas pela doença quanto aquelas indiretas, de consequências da pandemia no sistema de saúde ou na sociedade.
Mais de 80% das mortes se concentram em 20 países, que contêm metade da população mundial. Um deles é o Brasil, onde mais de 660 mil pessoas morreram pela Covid-19, segundo os dados oficiais. Seguindo a projeção da OMS, o número de vítimas aqui no país aumentaria em cerca de 60 mil.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, alerta: “Esses dados preocupantes não apenas apontam para o impacto da pandemia, mas também para a necessidade de todos os países investirem em sistemas de saúde mais resilientes”.
A pesquisa realizada englobou o período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2021.