O número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo chegou a 64 neste domingo (26), segundo o governo paulista. Dentre eles, 63 foram encontrados na cidade de São Sebastião, a mais castigada pelo alto volume de água acumulada, e uma em Ubatuba.
Das vítimas localizadas até agora, 55 foram identificadas e liberadas para sepultamento. São 20 homens adultos, 17 mulheres adultas e 18 crianças.
O Corpo de Bombeiros entrou no 8º dia de buscas com foco na região da Vila do Sahy. Uma pessoa continua desaparecida. Neste sábado (25), os agentes conseguiram localizar o corpo de uma mulher com ajuda de um detector de sinal de celular.
A Defesa Civil de São Paulo mantém o alerta para fortes chuvas em todo o Litoral Norte. O dia deve ser marcado pela presença de sol entre algumas nuvens e a soma do calor pode criar condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento no período da tarde, mas sem volume expressivo.
Apesar disso, autoridades pedem alerta em áreas vulneráveis, já que o solo continua encharcado. O governo também continua o apelo para que a população não desça ao litoral para evitar sobrecarregar o atendimento em hospitais, o trânsito nas estradas e o abastecimento de água e de alimentos.
As primeiras 43 famílias desabrigadas pelas chuvas estão em um hotel disponibilizado por uma instituição financeira. Alguns animais resgatados também estão no local. No total, cerca de 4 mil famílias estão desalojadas ou desabrigadas.
A partir desta segunda-feira (27), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, volta a despachar do Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Segundo o governo, no entanto, ele vai retornar com frequência a São Sebastião para acompanhar o andamento das ações de recuperação do município.