A companhia aérea Gol anunciou, nesta terça-feira, a suspensão por 30 dias do serviço de transporte de cães e gatos no porão de suas aeronaves, feito pela empresa Gollog, após a morte de um cachorro de 5 anos da raça Golden Retriever que embarcou em voo diferente do seu tutor.
João Fantazzini embarcou de Guarulhos para Sinop, no Mato Grosso, na segunda-feira. No entanto, seu cachorro, de nome Joca, deveria ir no mesmo voo, mas foi colocado em outro para Fortaleza. O animal acabou sendo mandado de volta, então, para Guarulhos e, quando o tutor chegou para encontrá-lo, o cão estava morto.
A Gol admitiu que houve uma falha operacional no transporte do cachorro, se solidarizou com o tutor e seus familiares pela perda e disse que está prestando “todo o suporte necessário”. A companhia ainda disse que a apuração do caso está sendo tratada como prioridade.
Com a suspensão do serviço de transporte para pets, a Gol oferece aos clientes que já haviam contratado a atividade a restituição total dos valores pagos, incluindo a passagem, ou o adiamento da viagem sem custos. A companhia ainda informou que o serviço Dog&Cat Cabine, para clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.
Veja a nota na íntegra:
A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.
A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time.
Suspensão e restrição de serviços
Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.
Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.
Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem.