Morre Glória Maria, primeira repórter negra a estrear na TV

Jornalista revelou o diagnóstico de câncer no pulmão com metástase no cérebro em 2019 e estava internada em um hospital do Rio de Janeiro

BandNews FM

Morre Glória Maria, primeira repórter negra a estrear na TV
Glória Maria morreu no Rio de Janeiro
Foto: reprodução/Instagram

Morreu, nesta quinta-feira (2), a jornalista Glória Maria. A apresentadora da TV Globo estava internada no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e tratava um câncer. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi confirmada pela emissora em que trabalhava.

A profissional foi a primeira repórter negra da televisão brasileira. Ela viajou o mundo a trabalho e fez coberturas importantes como a da Guerra das Malvinas, em 1982.  

Nascida em Vila Isabel, na Zona Norte da capital fluminense, Gloria Maria estudou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio.  

Glória deixa duas filhas, Maria, de 16 anos, e Laura, de 15 anos.

Em 2019, revelou ter câncer no pulmão com metástase no cérebro e foi operada para a retirada do tumor. Manteve tratamento com imunoterapia e se afastou da televisão para cuidar da saúde. A jornalista sempre resguardou a informação sobre a idade.

Nos últimos anos, atuava como apresentadora e repórter do Globo Repórter e anteriormente passou pela apresentação do Fantástico, ambos produtos jornalísticos da TV Globo.

Iniciou a carreira como estagiária na emissora do Rio de Janeiro, em 1971. A estreia no vídeo ocorreu no mesmo ano quando foi uma das primeiras jornalistas a chegar no local do desabamento do Viaduto Paulo de Frontin.

NOTA DA TV GLOBO: “A jornalista Gloria Maria morreu essa manhã. Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente. Incialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias. Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais. Glória deixa duas filhas, Laura e Maria.”

NOTA HOSPITAL COPA STAR: "O Hospital CopaStar lamenta a morte da paciente Gloria Maria na manhã desta quinta-feira e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”