Considerada a rainha do rock n' roll, Tina Turner morreu aos 83 anos nesta quarta-feira (24). Em comunicado, foi informado que a cantora norte-americana morreu "após uma longa doença" em sua casa na Suíça.
Tina Turner iniciou a carreira solo nos anos 1980 e foi responsável por sucessos como "What's Love Got to Do with It", "The Best" e "We Don't Need Another Hero". Antes disso, ela e o ex-marido, Ike Turner, dominaram o cenário da música soul no final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Durante a trajetória, Tina ganhou oito prêmios Grammy e vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.
A vida da cantora foi conturbada. Nascida em uma família pobre, foi abandonada aos 15 anos pelos pais. Tina, então, decidiu cantar em boates para se sustentar.
Já na vida pessoal, a cantora enfrentou um casamento marcado por brigas e escândalos. O ex-marido, Ike, que era alcóolatra e dependente de drogas, foi acusado de agredir ela. Depois de 18 anos, Tina pediu o divórcio e abriu mão de todo o patrimônio para manter o sobrenome Turner.
Depois disso, Tina Turner resolveu recomeçar apostando no rock, adotando um novo estilo, com roupas ousadas e cabelos loiros espetados. Em 1984, lançou o álbum "Private dancer".
O título de "rainha do rock" surgiu aos 45 anos. Em 1986, a cantora lançou a biografia "Eu, Tina: a história da minha vida”. O livro virou filme em 1993, estrelado por Angela Basset e Laurence Fishburne.
No início dos anos 1990, Tina Turner lançaria a música ‘The best’. A obra foi um grande sucesso e chegou a ser tema de alguns atletas, caso de Ayrton Senna, que subiu no palco ao lado de Tina durante uma apresentação.
Fora da música, ela atuou em 1975 no filme ‘Tommy’. Dez anos depois, fez outro sucesso: ‘Mad Max – Além da cúpula do trovão’. A cantora também gravou a trilha de muitas outras produções, incluindo ‘007 contra Golden Eye’.
No ano de 2008, para marcar os 50 anos dos prêmios Grammy, Tina Turner fez apresentação histórica, cantando os grandes sucessos da carreira. Ao completar os 73 anos, Tina Turner superou Meryl Streep como a mulher mais velha a estampar a capa da revista "Vogue".