Moraes vota para tornar réus mais de 70 denunciados por atos de 8 de janeiro

Ministros analisam casos no plenário virtual até sexta-feira (18)

Rádio BandNews FM

Os casos são analisados pelo Supremo Tribunal Federal até sexta-feira (18)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta segunda-feira (14), para tornar réus mais de 70 investigados por participação nos atos criminosos de dia 8 de janeiro. Naquela data, manifestantes invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Entre os acusados que agora são réus estão Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida na internet como “Fátima de Tubarão”, em referência ao município que mora em Santa Catarina.

Na lista está também o pastor evangélico indígena José Acácio Serere Xavante e o policial federal aposentado José Fernando Honorato de Azevedo.

Eles respondem por crimes como associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo e deterioração de patrimônio tombado.

Os casos são analisados pelo Supremo Tribunal Federal até sexta-feira (18), prazo limite para que os ministros apresentem os votos na plataforma online, sem a necessidade de sessões presenciais ou online.

Até o momento, o STF aceitou 1.290 denuncias de 1.390 apresentadas pela Procuradoria-Geral da União.

A partir de setembro, Moraes deve começar a marcar os primeiros julgamentos para definir se os réus serão condenados ou absolvidos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.