Moraes garante a observadores internacionais eleições transparentes e seguras

Presidente do TSE tem feito diferentes agendas para reafirmar a segurança do sistema eleitoral

Por Nathália Pase

Moraes participou da abertura de um seminário do TSE para observadores internacionais.  Foto: Agência Brasil
Moraes participou da abertura de um seminário do TSE para observadores internacionais.
Foto: Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira (29) que a Justiça Eleitoral garantirá uma eleição segura, transparente e confiável no próximo domingo (02). A fala ocorre em meio aos ataques que o sistema eleitoral tem sofrido do presidente e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro.

Moraes participou da abertura de um seminário do TSE para observadores internacionais. O objetivo é apresentar as particularidades do processo eleitoral, da preparação à apuração, aos estrangeiros que vão acompanhar o dia da eleição.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, também participou da cerimônia em um hotel de Brasília e ressaltou que a Justiça Eleitoral é um patrimônio do povo brasileiro. Segundo a magistrada, a urna eletrônica proporciona um sistema eleitoral que serve de exemplo para todos. 

Nesta quarta-feira (28), após o TSE mostrar a sala de totalização de votos para representantes de partidos políticos e integrantes de organizações da sociedade civil, o Partido Liberal emitiu uma nota com suspeitas contra o processo. O Tribunal respondeu e encaminhou o material para o Supremo Tribunal Federal incluir no inquérito das fake news.

Os observadores internacionais também estavam presentes na visita e vão acompanhar até sábado (1) palestrar sobre o sistema eleitoral.

Já no domingo, os estrangeiros presenciarão o início da votação em uma seção e o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. Além disso, visitarão locais de votação e retornarão ao TSE para assistir à totalização dos votos.

Entre as autoridades e personalidades convidadas, estão integrantes do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral. Também foram convidados representantes Da Costa Rica, Colômbia, Uruguai, Portugal, Rússia, França e Espanha.