Moraes determina abertura de inquérito contra senador Marcos do Val

Ministro do STF quer saber se o político cometeu os crimes de falso testemunho na decisão

Rádio BandNews FM

Moraes determina abertura de inquérito contra senador Marcos do Val
Senador Marcos do Val
Foto: Divulgação/Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira (3), a abertura de um inquérito para apurar as declarações do senador Marcos do Val, do Podemos do Espírito Santo. Na decisão, Moraes quer saber se o político cometeu os crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo.

Nos últimos dias, Marcos do Val deu entrevistas acusando o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado federal Daniel Silveira, que atualmente está preso, de tentar gravar alguma conversa que pudesse comprometer Alexandre de Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

No entanto, o senador já mudou de versão pelo menos quatro vezes e, por isso, Alexandre de Moraes afirmou que é necessário esclarecer o que de fato aconteceu.

Tudo começou quando Marcos do Val participou de uma live na internet, em que fez as primeiras acusações. Depois, ele afirmou o mesmo conteúdo para uma entrevista para uma revista semanal, mas depois mudou a versão dos fatos em outros encontros com jornalistas.

O objetivo, segundo as declarações, era reverter o resultado das eleições que confirmaram o presidente Lula para mais um mandato à frente do Palácio do Planalto.