BandNews FM

Moradores de Caxias do Sul (RS) relatam tremores de terra

Abalos foram sentidos em quatro bairros do município; Serra Gaúcha registrou três temores no total

Celine Dutra*

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Montagem: Reprodução

Moradores da cidade de Caxias do Sul (RS) relataram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13). 

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um homem filma alguns moradores fora de casa, com carros na rua, após sentirem os abalos sísmicos. 

“Um tremor de terra muito forte aqui no bairro Universitário, escutamos um barulho muito forte de estouro”, diz o morador.

Os tremores foram confirmados pela prefeitura do município. Em nota, o órgão informou que os abalos foram registrados em quatro bairros e que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) descarta riscos para a população.

Segundo o geólogo e diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, Caio Torques, houve uma acomodação de camadas rochosas subterrâneas, já ocorrida outras vezes na cidade. Uma das causas da aceleração dessa acomodação é o excesso de chuva nas últimas duas semanas.

Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explica o geólogo.

O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) registrou três abalos sísmicos na Serra Gaúcha: um de 2,4 graus às 01h48 em Bento Gonçalves; o segundo de 2,3 graus às 02h58 em Caxias do Sul; e o último também na cidade, com a mesma intensidade às 03h03.

Em Caxias, os tremores foram sentidos nos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X.

O Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul orienta que em caso de rachaduras em paredes ou vigas de prédios e residências, os moradores devem sair do local. 

No último domingo (12), a cidade registrou um deslizamento de terra na Zona Norte que matou um servidor público.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os trechos entre os kms 161 e 170 foram bloqueados por queda de barreiras.

*Sob supervisão de Carine Roma

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.