Um morador de Viçosa, na Zona da Mata mineira, é suspeito de ter tomado quatro doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, três doses foram aplicadas na cidade mineira e uma no Rio de Janeiro. A descoberta ocorreu após o cidadão abordar a equipe de imunização alegando ter 61 anos e ter perdido a data correta de vacinação.
NO BRASIL
Uma inconsistência identificada na base de dados do Ministério da Saúde aponta que ao menos 30 mil pessoas no Brasil podem ter tomado três doses de vacinas contra a Covid-19.
O número foi calculado por matemáticos de cinco universidades brasileiras, com base em dados publicados pelo sistema DATASUS, o Departamento de Informática do SUS, levando em conta as imunizações até 24 de junho deste ano.
Esses casos, se não forem erros no cadastro do SUS, podem apontar pessoas que teriam burlado o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Dentre essas 30 mil pessoas, os estados de São Paulo (4.870), Paraná (2.689) e Rio Grande do Sul (2.416) são os campeões, atingindo os maiores de índices de possíveis burladores.