Mônica Bergamo: Voto útil mexe com os “nervos” das campanhas de Lula e Bolsonaro

Última pesquisa Ipec aponta Lula com 47% e Bolsonaro com 31% das intenções de voto

Rádio BandNews FM

Em apuração sobre a busca pelo voto útil, que poderia decidir a eleição presidencial no primeiro turno, a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo, afirma que a campanha do PT teme uma investida de lideranças do partido, ou do próprio Lula. A avaliação é que isso poderia soar de forma agressiva e gerar um efeito contrário, consolidando o voto em Ciro Gomes ou Simone Tebet.

A recente pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda (19), apontou a liderança no primeiro turno de Lula com 47%, enquanto Bolsonaro teria 31%. Ciro Gomes teria 7%, enquanto Tebet teria 5%.

A campanha de Lula espera que os votos dos eleitores de Ciro possam vir de forma “espontânea”, por meio de lideranças formadoras de opinião aliados historicamente com Ciro e que poderiam influenciar o movimento de virada já no primeiro turno.

Para Bolsonaro, a campanha sente que a maioria já não tem mais o que inventar na área econômica para atrair eleitores, depois das investidas, assim como na propaganda, que não tem funcionado, já que o petista segue liderando nas últimas pesquisas.

O uso dos ataques muito fortes de Bolsonaro dividiu a campanha, pois quem ataca perde votos, mas a ala afirma que todas as tentativas devem ser feitas.

Segundo a colunista, artistas estão sendo estimulados para tomada de decisão ao voto útil, muitos deles já decidiram, mas temem por não querer ferir Ciro Gomes como amigo.