O governador de São Pulo, Tarcísio de Fretais (Republicanos), pediu em conversas com empresários que não tenha o nome citado entre os possíveis candidatos à presidência em 2026. As informações são da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo. O ex-ministro de Bolsonaro teme virar alvo de bolsonaristas e petistas caso seja visto como um presidenciável.
Tarcísio alegou para aliados que pretende disputar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes e há o entendimento de que o político pode esperar o pleito de 2030 para ser candidato.
O governador mantém boas relações com o governo federal e não pretende gerar atritos com o Palácio do Planalto, já que entende que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode concorrer a mais quatro anos de mandato.
Embora São Paulo seja um estado rico e importante politicamente, Tarcísio de Freitas quer manter as “portas abertas” em Brasília.
O nome do governador paulista ganhou tração nas bolsas de aposta a partir do momento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral.
No entanto, o político do PL tem resistido a indicar um nome para a sucessão. Também aparecem como cotados os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, do Paraná, Ratinho Junior, e a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina.