Mônica Bergamo: Saúde realiza pregão eletrônico para diminuir vacinas vencidas de Covid-19

Ministério adquiriu quase 70 milhões de doses do imunizante; remessa deverá garantir o abastecimento das doses ao Sistema Único de Saúde pelos próximos dois anos e mitigar o estouro no prazo de validade

A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta segunda-feira (4) que o Ministério da Saúde realizou um pregão eletrônico e adquiriu 69 milhões de doses de vacina contra a Covid-19.

A ação deverá garantir o abastecimento do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos dois anos, encerrando o período em que o país sofre com a falta de doses para vacinação contra a doença.

A realização do pregão eletrônico faz com que o Ministério da Saúde mitigue a possibilidade das doses permanecerem estocadas e passarem do prazo de validade. 

Com esse sistema, a pasta federal não é obrigada a comprar todo o volume e pode fechar contratos menores, quando houver demanda, e garantir assim o fornecimento das vacinas.

Deste total, 57 milhões de doses são da vacina desenvolvida pelo Instituto Serum da Índia, que é representado no Brasil pela Zalika Farmacêutica - a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode ser usada em pessoas a partir de 12 anos de idade.

As outras 11,92 milhões de doses compradas pelo Ministério da Saúde são da farmacêutica Pfizer e podem ser aplicada em menores de 12 anos.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.