O ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques está ainda mais isolado entre os magistrados da Corte, segundo fontes da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo. Pessoas próximas aos ministros avaliam que as ligações umbilicais entre Nunes Marques e Jair Bolsonaro colocam em dúvida a independência do juiz.
Indicado pelo presidente, o piauiense cassou decisões do Tribunal Superior Eleitoral e devolveu o mandato para dois deputados bolsonaristas cassados por abuso de poder nas últimas eleições.
O caso que mais chamou atenção foi a devolução dos direitos políticos de Fernando Francischini, do União Brasil. O deputado estadual do Paraná teve o mandato cassado no ano passado por divulgação de fake news na eleição de 2018. O parlamentar alegava falsamente ter havido fraudes no pleito e usou uma transmissão on-line para “denunciar” o caso.
A colunista Mônica Bergamo apurou também que a proximidade com o presidente, que já disse “Kassio é os 10% dele no Supremo“, afasta o ministro de outros colegas. Segundo as pessoas que têm trânsito no STF, Nunes Marques é visto como alinhado com uma força externa ao Judiciário e essa proximidade é vista como problemática.
A falta de autonomia de Nunes Marques é criticada por outros ministros reservadamente e tem gerado incômodo entre os colegas.
As decisões do ministro que liberaram os deputados bolsonaristas ainda podem ser revistas pelo Plenário do Supermo Tribunal Federal.