A colunista da BandNews FM Mônica Bérgamo diz que setores bolsonaristas falam em traição caso seja confirmada a absolvição do ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto no julgamento da ação que pode deixar Bolsonaro inelegível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para eles, teria havido um acordo do judiciário com os militares, para que os militares concordem com tudo o que for falado contra Bolsonaro.
Ainda segundo a apuração de Mônica Bérgamo, parte da militância entende que o ex-presidente foi usado e agora está sendo jogado fora. Para os simpatizantes do ex-presidente, os militares estariam todos calados e aceitando tudo, para poderem se livrar de acusações, processos e inquéritos. No caso do general Braga Netto, de uma condenação para que fique inelegível.
O relator do caso no TSE, ministro Benedito Gonçalves, votou no sentido de não estender a inelegibilidade a Braga Netto, por não ter como conectar a ele aos fatos levados ao tribunal.
A colunista aponta que setores próximos ao ex-presidente esperam que Bolsonaro seja declarado inelegível, e suspeitavam que Braga Netto poderia ser absolvido, mas não esperavam um voto tão duro de Gonçalves. Na época da reunião com os embaixadores não se viu nenhum posicionamento de Braga Netto contra o Bolsonaro, ou que mostrasse que discordava do acontecimento.