A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, repercutiu durante a manhã desta quinta-feira (24) um estudo realizado pelo Instituto para Reforma das Relações Estado e Empresa (Iree) e a BRZ Consulting, que apontam que metade dos brasileiros dizem se sentir inseguros onde moram.
De acordo com a jornalista, o levantamento apresentado ao ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça, também aponta que apenas 5% dos brasileiros declaram ter uma sensação grande de segurança na localidade onde residem.
Nas periferias, a sensação de segurança piora. No total, 61% dizem se sentir inseguros e outros 12% afirmam ter uma sensação de muita insegurança.
No entanto, mesmo com o sentimento de insegurança, a maioria é contrária a liberação do porte de armas no Brasil. O destaque fica com as mulheres, já que 67% deste público são contra a liberação do armamento.
Mesmo com instrumentos limitados para combater o crime, 49% dos brasileiros acreditam que o governo federal é o principal responsável para intervir e fazer com que "as coisas melhorem". Outros 20% creditam essa responsabilidade ao governo estadual.