A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, afirmou nesta quarta-feira (30) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pedido a pessoas próximas indicações de mulheres para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Em outubro, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, deverá se aposentar de maneira compulsória após completar 75 anos de idade.
De acordo com a jornalista, no entanto, mesmo com pedidos para avaliar possíveis substitutas a Weber, Lula não demonstra que irá se pautar pela questão de gênero na escolha do próximo integrante do STF.
"Neste momento, Lula está sendo muito cobrado por não indicar mulheres a tribunais. A cobrança está sendo enorme. Mas ser mulher não basta, na concepção de Lula."
Bergamo também pontuou que duas indicadas ao STF por governos petistas - Carmem Lúcia, por Lula; e Rosa Weber, por Dilma Rousseff (PT) - deram sentenças que culminaram na prisão de Lula e isso ainda é algo ao qual o presidente não esqueceu.
"Isso seria um critério absurdo já que muitos [ministros] homens também votaram contra Lula, mas apenas o fato de indicar uma mulher não bastará para o presidente fazer essa escolha", informou.
Atualmente, nomes como da ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça; da desembargadora Simone Schreiber, do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro; e da advogada Dora Cavalcanti, de São Paulo.