Mônica Bergamo: Lula chama Padilha para Relações Institucionais

Deputado do PT deve recriar o conselho que reunia empresários e dirigentes sindicais para orientar o governo

Rádio BandNews FM

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o deputado federal Alexandre Padilha, do PT, para o assumir a Secretaria das Relações Institucionais, que terá status de ministério. A informação é da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.

Ambos estiveram reunidos nesta quarta-feira (21), em Brasília, e Lula fez o convite oficialmente. Segundo a jornalista, o anúncio oficial deve ser feito ainda nesta semana.

Até agora, apenas seis dos 37 ministérios já ganharam ocupantes oficialmente.

Fernando Haddad vai comandar a Fazenda, Flávio Dino cuidará da Justiça e Segurança Pública, José Múcio Monteiro vai para a Defesa e Rui Costa ficará com a Casa Civil.

O embaixador Mauro Vieira foi anunciado como futuro chanceler e a cantora Margareth Menezes vai para a Cultura.

Outros nomes foram ventilados, mas nenhum confirmado pela equipe de transição ou por Lula.

Alexandre Padilha é deputado federal eleito pelo PT de São Paulo e conta com a plena confiança do presidente eleito. Lula indicou o médico para conversar com empresários reticentes ao retorno do petista ao governo durante a campanha presidencial.

O nome de Padilha também era cotado para os ministérios da Fazenda ou do Planejamento.

Ele já ocupou a pasta das Relações Institucionais ao longo do segundo mandato de Lula e foi também ministro da Saúde de Dilma Rousseff.

Com um perfil conciliador e com bom trânsito entre parlamentares de diferentes partidos, o novo ministro das Relações Institucionais deve recriar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.

Criado durante o primeiro mandato de Lula, o conselho reunia empresários e dirigentes sindicais para orientar e dar sugestões ao governo. Os encontros ocorreriam com frequência em Brasília e foram depois cancelados com a saída do PT do Palácio do Planalto.