A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quinta-feira (31) que o Partido dos Trabalhadores teme que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não concorra à reeleição em 2026.
Segundo a jornalista, a possibilidade já é discutida internamente por lideranças da legenda, que consideram que Lula pode não dar sequência na sua reeleição caso sua popularidade e a aprovação do governo não lhe deem a segurança de uma possível continuidade no governo.
Na pesquisa Datafolha, 35% consideram que a gestão do governo federal é ótima ou boa, enquanto 30% acham que ela é regular e outros 33% consideram que a gestão Lula 3 é ruim ou péssima.
O temor de que o presidente Lula considere que o fim da sua carreira eleitoral - não política - seria o mais adequado do que correr o risco de perder a eleição presidencial e encerrar sua vida nas urnas com uma derrota.
Caso perca as eleições, Lula dificilmente teria a oportunidade de tentar uma volta ao Planalto, uma vez que o presidente terá 85 anos em 2030, e terminaria o eventual mandato com quase 90 anos de idade.
Lideranças também entendem que a pressão para que ele se candidate a reeleição será gigantesca, já que a esquerda não teria um nome de força para vencer. Além disso, a bancada do PT no Congresso poderia encolher sem a presença de Lula em 2026.