A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, repercutiu durante a manhã desta sexta-feira (27) uma entrevista feita com o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça, sobre um decreto que a pasta federal prepara para regulamentar o uso da força pelas policias.
De acordo com a jornalista, a medida gerou reação por parte dos governadores de Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal, que afirmaram ter a intenção de ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida.
O decreto, segundo o ministro Lewandowski, trata de uma luta da civilização contra a barbárie. "O governo deve defender valores e princípios, e é o que estamos fazendo. As pessoas devem ter a segurança de andar pelas ruas sem ser patriadas pela polícia", disse.
A determinação também determina que armas de fogo devem ser usadas por policiais apenas em último recurso, como tentativa de frear o ímpeto de policiais que atiram como primeiro recurso.
"Vimos ontem, aqui em São Paulo, pela Polícia Militar. Vimos isso na Polícia Rodoviária Federal, que atirou na cabeça de uma moça que estava indo comemorar o Natal. Atirou primeiro, no carro, diversos tiros e acertou na cabeça de uma moça inocente que estava indo celebrar o Natal e hoje está hospitalizada. Polícia atira antes, pergunta depois", comentou Bergamo.