Mônica Bergamo: Governo não crê que PEC da escala 6x1 será aprovada no Congresso

Colunista também ressalta que o Planalto não está engajado na causa e que deverá 'gastar munição' com outras pautas prioritárias, como a apresentação do pacote de contenção de gastos

A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quarta-feira (13) que o Palácio do Planalto não acredita na possibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode reduzir a jornada de trabalho e dar fim à escala 6x1 ter sucesso no Congresso.

Atualmente, a medida - de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) - encontra-se com quase 140 assinaturas de deputados. Para iniciar sua tramitação, o texto precisaria da anuência de 171 parlamentares.

A jornalista explica que o governo federal avalia que é preciso deixar o debate acontecer, mas que o engajamento do governo Lula com a proposta é "zero", já que um envolvimento causaria um conflito entre interesses empresariais e a base política.

Bergamo ainda explica que o Planalto deverá 'gastar munição' com outras pautas prioritárias, como a apresentação do pacote de contenção de gastos, que já irá causar grande debate no Parlamento.

“As chances são consideradas muito pequenas. Sem o governo é mais complicado [a aprovação no Congresso]. É difícil, mas o debate está sendo dado e é uma bandeira erguida por deputados da esquerda que ganhou corações e mentes nas redes sociais”, analisou.

Tópicos relacionados