A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, comentou nesta sexta-feira (1º) sobre o nome que ganha fora nos bastidores para ser a próxima indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Trata-se de Flávio Dino (PSB), atual ministro da Justiça e Segurança Pública. A possível escolha do ex-governador do Maranhão teria sido, segundo Bergamo, uma indicação do ministro Alexandre de Moraes, que atualmente compõe a Corte.
Próximo do petista e tido como alguém de sua confiança - requisitos que serão levados em conta para a próxima escolha de Lula -, Dino se esquivou do assunto quando perguntado em entrevistas recentes, mas deixou em aberto que aceitaria a nomeação caso fosse intimado.
"Nome de Dino foi abraçado por ele [Moraes], numa ação lógica. Dino é um nome que toca o coração do Lula e a escolha de um ministro é de escolha totalmente do presidente."
No fim do próximo mês, uma vaga para a Suprema Corte será aberta com a aposentadoria compulsória da presidente do STF, ministra Rosa Weber. A magistrada completará 75 e deverá se aposentar das suas funções de ministra.
Além de Dino, os nomes do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; e do advogado-geral da União, Jorge Messias, também são ventilados como possíveis nomeações do presidente Lula para o STF à partir do próximo mês.