Eleitores que dizem votar em Ciro Gomes, do PDT, estão menos dispostos a votar em Lula, caso um 2º turno seja confirmada na eleição presidencial. Números da mais recente pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) apontam que 43% daqueles que preferem Ciro admitem a possibilidade de votar em Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na segunda etapa do pleito. Na semana passada, o levantamento indicava que 51% dos ciristas admitiam Lula.
De olho na confirmação da eleição ainda em primeiro turno, petistas têm incentivado o chamado “voto útil”. A estratégia é conseguir votos daqueles candidatos “aparentemente sem chances” para que o pleito seja definido já na etapa inicial.
O Datafolha não aponta aumento nas intenções de votos de Bolsonaro entre os apoiadores de Ciro, o que indica maior número de nulos caso exista um segundo turno.
A colunista da BandNews FM Mônica Bergamo conversou com aliados de Ciro e colheu a impressão de certa irritação entre os ciristas com a campanha de “voto útil”.
O candidato do PDT também já confidenciou que não trabalhará por votos em Lula, caso exista um segundo turno, embora Ciro ainda mantenha a confiança de que possa chegar até uma segunda etapa do pleito.
Em entrevista nesta quinta-feira (22), Ciro disse que estaria no segundo turno, embora apareça em terceiro lugar nas pesquisas e longe dos primeiros colocados.