Os credores das Lojas Americanas esperam que o trio de acionistas de relevância da empresa apresentem um novo pacote de recuperação da companhia na próxima semana. Entre aqueles que têm dívidas com a varejista, já há o entendimento de que Jorge Paulo Leman, Beto Sicupira e Marcel Telles precisam se comprometer com um maior aporte de recursos para salvar o negócio da falência. As informações são da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
Antes do Carnaval, o grupo de acionistas se comprometeu com uma injeção de R$ 7 bilhões na empresa. Mas credores consultados pela colunista estimam que o valor precisa ser, no mínimo, o dobro do proposto para salvar a companhia da falência.
Também existe o entendimento entre bancos credores que não aceitar um acordo e forçar uma falência ajudaria no processo de recuperar os recursos não pagos através do patrimônio dos acionistas.
Os credores também esperam que o trio de acionistas assuma ter responsabilidade no rombo de R$ 40 bilhões encontrado no balanço e que o discurso de que também são vítimas de decisões erradas de executivos não é razoável.
O trio afirma que além de não participar da gestão da empresa, também teve prejuízo com o anúncio das fraudes.