A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quarta-feira (6) que o 'núcleo-duro' do entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se animou com a vitória de Donald Trump na eleição presidencial nos Estados Unidos.
De acordo com a jornalista, os bolsonaristas sonham com a recuperação dos direitos políticos do ex-mandatário. Atualmente, Bolsonaro encontra-se inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2022.
A esperança dos políticos próximos a Bolsonaro seria a de que a conjuntura internacional pode forçar o Supremo Tribunal Federal (STF) a rever a inelegibilidade do ex-presidente.
Com a ascensão novamente de Trump à Casa Branca, é esperado que o presidente eleito, o empresário bilionário Elon Musk - que entrou em conflito com o STF recentemente e deverá ganhar um cargo no novo governo Trump - e o Congresso norte-americano - controlado por republicanos nas duas casas legislativas - façam coro pela revisão da inelegibilidade de Bolsonaro.
"Se ainda sob o governo Biden, as tentativas de pressão existiam, imagina agora como as pressões vão aumentar. [...] Com Trump no poder, a expectativa é de que isso possa evoluir até para uma medida mais extrema como vetar a entrada do ministro Alexandre de Moraes - do Supremo Tribunal Federal e que entrou em 'rota de colisão' com Elon Musk - nos Estados Unidos. Seria o sonho de consumo dos bolsonaristas", informou.
Bergamo ainda ressaltou que interlocutores próximos de Elon Musk afirmaram que o bilionário deve voltar a exercer pressão no Brasil em prol da elegibilidade de Jair Bolsonaro.