Aliados do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, comemoram a mais recente pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (01). A oscilação para baixo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que agora aparece com 45% das intenções de votos, é vista com bons olhos por estrategistas da campanha bolsonarista.
Fontes próximas ao Planalto ouvidas pela colunista da BandNews FM Mônica Bergamo afirmaram que sempre acreditaram no 2º turno e com mais três semanas de campanha, a população terá mais tempo para se beneficiar de um espraiamento da melhora na economia.
O levantamento do Datafolha aponta Lula com 48% dos votos válidos, quando os brancos e nulos são desconsiderados. Bolsonaro aparece com 34% dos votos válidos.
Coordenadores de campanha do presidente esperam conquistar muitos dos 24% dos eleitores que dizem não terem definido o voto ainda. A aposta é na melhora econômica com o Auxílio Brasil de R$ 600 e outras melhoras nos indicadores de crescimento da economia.
Os bolsonaristas ainda avaliam que os ataques de Ciro Gomes, do PDT, ao petista são vantajosos para o atual presidente e ajuda a desidratar a candidatura do ex-presidente.
Na campanha do PT, a ideia é investir ainda mais no aumento da rejeição de Bolsonaro, que atinge 51% na pesquisa Datafolha. Com a maioria contra ao atual presidente, a chance de vitória no 2º turno ainda seria possível, de acordo com os petistas.
Segundo a colunista da BandNews FM, a campanha do PL tem conhecimento dos desafios de diminuir a rejeição, mas vê sinais positivos com o aumento da avaliação positiva do governo, que vem subindo ponto a ponto a cada pesquisa.