O estado de São Paulo registrou aumento de 168% no número de pessoas que não retornaram aos postos dentro do prazo para receber a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Os dados foram obtidos pela colunista da Rádio BandNews FM Mônica Bergamo.
Em junho, o número de faltosos chegava a 239 mil pessoas; nesta terça (20) já eram 642 mil. Do total, 357 mil ainda não tomaram a segunda dose da vacina da AstraZeneca/Oxford, como já deveriam ter feito e 284,4 mil já passaram do prazo para o reforço da CoronaVac.
Quem tomou a Pfizer – que começou a ser aplicada no estado em maio – ainda está dentro do prazo para buscar a segunda dose. Os prazos de 12 semanas começam a vencer entre o fim de julho e o começo de agosto.
Os dados sobre faltosos preocupam, uma vez que só podem ser consideradas completamente protegidas contra o agravamento da Covid-19 pessoas que recebem as duas doses dos imunizantes. Sem isso, não só é possível contrair a doença e desenvolver a sua forma mais grave, como seguir contaminando outras pessoas.
Problema vai além de SP
O governo de São Paulo diz que cabe às prefeituras fazer a busca ativa dos vacinados, mas afirma que apoia a ação enviando e-mail para a população lembrando a data da segunda dose.
O problema da imunização incompleta não está restrito a São Paulo. Levantamentos recentes mostraram que cerca de 2 milhões em todo o país ainda não buscaram a segunda dose.
Acompanhe: