A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta sexta-feira (8) que a Advocacia-Geral da União (AGU) irá ingressar ainda hoje com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Enel - atual distribuidora de energia elétrica de São Paulo e da região metropolitana da capital paulista.
De acordo com a jornalista, a AGU deverá cobrar uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 260 milhões em decorrência das falhas no fornecimento de energia elétrica.
O processo tem como base a interrupção na entrega de energia em São Paulo e nas cidades próximas que são atendidas pela Enel durante os dias 11 a 17 de outubro deste ano. No total, foram 1,5 milhão de domicílios que sofreram com apagão.
Cinco dias depois do forte temporal que assolou a capital paulista, 537 mil imóveis ainda encontravam-se sem fornecimento de luz. Sete pessoas morreram neste período.
O atual contrato de São Paulo com a Enel, pelo fornecimento de energia elétrica, chega ao fim de 2028. Segundo especialistas, o rompimento antes do prazo via ações judiciais podem fazer com que o processo demore mais que o período restante do fim do contrato.