A Polônia afirma que duas pessoas morreram nesta terça-feira (15) depois que o país foi atingido por um míssil de fabricação russa. Ainda não esta claro de onde partiu o explosivo. A cidade bombardeada fica perto da fronteira com a Ucrânia. O episodio aconteceu quase ao mesmo tempo em que a Rússia lançou a maior onda de ataques com mísseis contra cidades ucranianas em mais de um mês.
O Ministério de Relações Exteriores da Polônia convocou o embaixador russo para tratar do caso. A Polônia é um país-membro da Otan. Os integrantes da aliança militar concordam em ajudar uns aos outros no caso de um ataque armado contra qualquer Estado membro. Na prática, um ataque a um país da Otan é considerado um ataque a todos os outros integrantes da aliança.
Segundo a Reuters, embaixadores membros da Otan vão se encontrar nesta quarta-feira (16) para debater o assunto. Um dos diplomatas que confirmou o encontro à agência afirmou que a Organização "vai agir cautelosamente e precisará de tempo para verificar o que aconteceu com precisão".
Antes de a Polônia afirmar que o território foi sido atingido por um míssil russo, o Ministério da Defesa da Rússia negou o ataque.