Ministros do governo visitam Território Yanomami, em RR

Situação em terras indígenas continua grave após um ano de tragédia

BandNewsFM

Ministros do governo visitam Território Yanomami, em RR
Situação em terras indígenas continua grave após um ano de tragédia
Agência Brasil

Uma comitiva de ministros diz que vai trabalhar para retirar garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima. O  grupo formado pelas ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e pelo ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania) conduziu a visita institucional acompanhados pela presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e pelo secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, além de um corpo técnico do Ibama e da Polícia Federal, nesta quarta-feira (10).

Há um ano, o Ministério da Saúde declarou estado de Emergência em Saúde no local. A situação permanece grave, diz o governo.

Na última terça-feira (9), foi realizado um encontro entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e representantes do governo, para analisar ações feitas no território indígena em 2023 e traçar planos para o futuro. Segundo Lula, a questão dos Yanomami será tratada como uma questão de Estado. Na reunião, o Palácio do Planalto anunciou investimento de R$1,2 bilhão para 2024.

Em avaliação feita pelo Ministério Público Federal, as medidas emergenciais adotadas pelo governo no ano passado, não foram suficientes para o combate no avanço do garimpo ilegal. Além da ineficiência dos órgãos de fiscalização, houve dificuldade na distribuição de alimentos e remédios.