O Itamaraty confirmou neste domingo (13) que o presidente Jair Bolsonaro não vai participar da Cúpula do G20 - o grupo das 20 maiores economias do mundo -, marcada para o próximo dia 15 de novembro na Indonésia. O ministro das Relações Exteriores Carlos França vai comandar a comitiva brasileira em Bali. Esta é a primeira vez que um presidente brasileiro deixa de comparecer ao evento que reúne os principais líderes mundiais.
Em nota, o Palácio do Itamaraty afirmou que o Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos e dois funcionários da Coordenação-Geral de G20 do Ministério das Relações Exteriores completam a comitiva.
O nome de Bolsonaro não aparece na lista oficial repassada pelo Ministério das Relações Exteriores e confirmar a desistência de Bolsonaro em participar do evento. A notícia foi adiantada pelo colunista da BandNews FM Jamil Chade. Na diplomacia, segundo o jornalista, o gesto é visto como mais um sinal do isolamento do atual ocupante do Palácio do Planalto.
A reunião das 20 maiores economias globais será realizada nesta semana em Bali, na Indonésia. Já neste domingo (13), alguns líderes começaram a chegar no país asiático. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi-Jinping, estarão no encontro e é previsto um encontro bilateral entre ambos.
Biden afirmou, neste domingo, que o governo americano vai manter as linhas de comunicação abertas e não buscará conflitos com a China. O democrata deve se encontrar pessoalmente nesta segunda-feira (14) com Xi Jinping.
Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional de Biden, disse que a reunião pode durar algumas horas.
Além de Bolsonaro, o presidente russo Vladimir Putin e André Lopes Obrador, presidente do México, não devem comparecer à cúpula.